A benção do Senhor enriquece, e não acrescenta dores

Quando falamos numa prosperidade segunda a ótica de Deus, estamos nos referindo a uma prosperidade abençoada.

Existem pessoas que possuem muitos bens e são consideradas prósperas, dentro de um sistema de avaliação de prosperidade, pela quantidade de bens que têm, porém essa prosperidade não é acompanhada da benção de Deus e não nasce de um bem estar da alma; então, essas pessoas são prósperas pelo padrão do mundo mas não são abençoadas, pois não estão dentro do padrão de Deus.

Jesus conta a parábola de um homem muito rico mas que era insensato, não era próspero de alma. (Lc12:13 – 21). O homem era muito aplicado no que fazia, conseqüentemente, muito produtivo em construir, em plantar, em ordenar as coisas, por isso seus bens se multiplicaram, e agora ele precisava construir mais armazéns. O grande defeito desse homem era não zelar pela sua alma e julgar que ela se alimentaria e teria prazer nos bens materiais ao ponto de dizer consigo mesmo: “ …Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos. Descansa, come, bebe e folga.” (Lc 12:19). Porém, o julgamento divino veio sobre ele com a seguinte sentença: Você é louco (possui uma alma desequilibrada). Deus chama de louco todos que ajuntam riquezas para si mesmos mas não se interessam em serem ricos no relacionamento com Deus; pois ter coisas e não estar de bem com Deus é verdadeira insensatez e ruína para alma.

Quando conhecemos a prosperidade de Deus passamos a viver abençoados com essa prosperidade . “ Benção do Senhor traz riqueza; e não inclui dor alguma”. Pv.10.22 (…)

Ser próspero segundo o planejamento de Deus é muito mais do que semear sementes financeiras no seu Reino; é abraçar um estilo de Vida e praticar uma devoção sincera e contínua a Deus. As sementes financeiras fazem parte desse contexto e precisam ser semeadas por pessoas em devoção e comportamento pautado pelos princípios da palavra de Deus. Dessa forma haverá plena e total prosperidade e o desejo do apóstolo João sobre a vida de Gaio torna-se uma realidade concreta sobre todos os crentes: ” …desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.” (III João 2)

 

Joel Stevanatto e Edson Teixeira. A prosperidade dos Homens de Orelhas Furadas,2 ed.Santa Bárbara d’Oeste,SP. Socep, 2003 .p.12

 

About these ads
  1. #1 por Christiani Rodrigues em 13 de setembro de 2007 - 1:07 pm

    Gosto muito deste versículo que abriu a postagem. E, infelizmente, a pobreza de espírito é o grande mal do século. Vemos o efeito disso quase que na pele.
    Bom dia!!!!
    P.S. O comentário que fiz no texto sobre as injúrias, é um Provérbo Árabe muito interessante. Se não o desejamos, é certo que, às vezes, o pensamos. ( rs…)
    Chris

    • #2 por Joel santana de Olliveira em 13 de janeiro de 2013 - 4:52 pm

      DEUS E BONDOSO, PORISSO JESUS DISSE BUSQUEM PRIMEIRO O REINO DE DEUS E SUA JUSTICA E EU LHE ACR
      ECENTAREI AS DEMAIS COISAS

  2. #3 por Lou Mello em 13 de setembro de 2007 - 2:36 pm

    Eis-me aqui, envia a mim. Quando o Senhor quiser me dar a prosperidade dele, fique a vontade. Nada mais triste que um próspero materialista, sem prosperidade de alma e espírito.
    Queria, apenas, saber ligar a chave que concede a prosperidade divina às pessoas. No mínimo, me divertiria muito. Toma prosperidade de Deus aí Francisco.

  3. #4 por celina em 22 de março de 2008 - 9:08 pm

    e verdade o homem sem a bençao do SENHOR nao e nada,nao tem esperança nao sabe para onde vai .nem sabe onde esta. eu pessoalmente creio na prosperidade de DEUS.completamente em todas as areas saude finanças salvaçao lar .tudo depende como olhamos para a palavra,como visualizamos o preço que JESUS pagou por nos sendo rico fez-se pobre para que atravez da sua pobreza fossemos enrriquecidos .pelas suas pisaduras fomos sarados .tudo isto para nos .mas para que eu viva isto tenho que semear para colher .o PAI DEUS semeou o seu unico filho para assim colher muitos mais filhos Abraao deu o dizimo de tudo a melquisedeque rei de salem foi um homem muito prospero pai de multidoes ,hoje temos direito a disfrutar o melhor desta terra e promessa de DEUS para todos aqueles que o buscam amam eo servem.assim tambem se vera a diferença entre o que serve a DEUS e o que nao serve entre o impio e o justo ..conclusao e abençao do SENHOR que nos enrriquece,,,,,,pv 10:22

  4. #5 por DIONIZIO RIBEIRO em 31 de março de 2009 - 1:33 am

    Como sabemos , PODEMOS ADQUIRIR TESOUROS NESTE MUNDO. através da inteligencia que temos . a capacidade entender , de raciocinar…. que não podemos deixar de mencionar ,é dada por “DEUS”. porque fomos feitos imagem e semelhança do PAI.

    Mas é necessário que tenhamos a identidade do SENHOR JESUS para entender que a maíor bênção que o homem pode ter é , o
    SENHOR NO CORAÇAO. PARA QUE UM DIA POSSAMOS MORAS CO O PAI NA ETERNIDADE. LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR. AMÉM

  5. #6 por edney em 8 de dezembro de 2009 - 11:46 pm

    de fato amados a bençao do senhor e que enriquece..
    muitas pessoas pensam que este versiculo retrata de bençao material.
    mais a maior bençao e a bençao da salvaçoa.. e ter certeza que um dia moraremos nas mansoes celestial.. um lugar de gloria.. aleluias..

  6. #7 por Cátia Fernandes em 12 de fevereiro de 2010 - 2:11 pm

    Além de tudo que foi supracitado, quando recebemos algo de Deus(benção) ela vem e é prazerosa, vem com corfirmação por todos os lados, ou seja, o que Deus fala lá fala cá…”enriquece e não acrescenta dores”. Pare e analise.

  7. #8 por benedita em 5 de junho de 2011 - 2:25 am

    Com certeza devemos estar debaixo das bençaos do Senhor.Poque somente atraves das bençaos e que somos verdadeiramente ricos. Mesmo nas atribulaçoes, temos certeza que a vitoria vira. Isso significa a grande riqueza que vem do Senhor em confiarmos Nele.

  8. #9 por marcia em 30 de junho de 2011 - 6:08 pm

    Eu creio que so somos plenamente felizes quando estamos debaixo das bençãos
    do sr DEUS,pois é somente dele que nos advem as verdadeiras bençãos,porque
    quando vem de DEUS,todas as portas se abrem,sem dor sem a mao do homem,nem cremos
    no que vemos+parece sonho de tao perfeito se faz tudo…Mas e ai que estao as bençaos do sr
    se confirmando.

    MARCIA-GOIAS

  9. #10 por Laercio em 2 de novembro de 2011 - 12:24 pm

    Muito bom esta intruções divinas pois é atraves delas que deus a bençoa cada pessoa em que nele busca.

  10. #11 por Alberto dos santos lima filho em 7 de janeiro de 2012 - 10:24 am

    Olá meus amados irmãos,nós não devemos esquecer, que JESUS nunca prometeu riquezas à ninquém aqui nessa terra;a promessa do senhor é que ele não nos deixará, nem nos desamparará e que nós devemos estar contentes com aquilo que temos.Hebreus 13.5, e diz ainda que os nossos costumes devem ser sem avareza,que nada mais é do que o amor e o apego ao dinheiro;portanto devemos ser sinceros com nós mesmos para saber se o que nós queremos chamar de prosperidade,não é na verdade fruto da avareza que é propria do coração do homem;porque em vários outros textos da bíblia vemos o senhor JESUS mostrando que essas coisas não são relevantes,mas hoje o sistema capitalista do mundo encontrou espaço na igreja do senhor, e por isso o tema “prosperidade”tem se tornado o preferido da igreja,como se a salvação e o viver eternamente com Cristo fossem insuficientes;portanto, se já ressuscitastes com Cristo,buscai as coisas que são de cima,onde Cristo está assentado à dextra de DEUS. pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra,Colossenses,3:1,2,que DEUS nos abençoe,amém!

  11. #12 por lorena em 15 de janeiro de 2012 - 3:17 pm

    muito bom!!!!!!!

  12. #13 por keila cristina em 6 de fevereiro de 2012 - 2:21 pm

    Realmente, nosso maior bem que adquirimos ao longo dos anos é nossa comunhão com Deus, fico muito feliz porque a profecia continua a se cumprir e muitos irão conhecer a palavra de Deus, as vezes me pergunto : Porque por mais que conseguimos conquistar coisas aqui na terra, sempre acabamos desgostando com o tempo, que nem uma criança quando acaba ganhando um brinquedo ela so vai gostar só um tempo, depois ela descarta.
    Mas eu tenho a resposta.

    R: é porque a gloria desta terra é passageira pois a vida passa e tudo que ela traz, e Deus é a fonte de nossa sede e o pão no momento da fome.

  13. #14 por STEVER em 22 de junho de 2012 - 3:23 am

    ótimo post!!!mi ajudou muito no meu sermão de hj!!…
    q Jesus continue abençoado muitoo….

  14. #15 por disney em 5 de março de 2013 - 6:57 am

    A benção de Deus é a maior riqueza

  15. #16 por Getulio em 20 de março de 2013 - 8:58 pm

    so o ouro,muito bom,DEUS EM CRISTO JESUS abencoe vcs-Pr.GETULIO Goianapolis-Go

  16. #17 por luiz carlos em 25 de setembro de 2013 - 4:52 pm

    o homem sem Deus, nao e nada pode ter a maior riqueza que o mundo oferece, mais de uma coisa e certa: do po viemos e do po voltaremos.

  17. #18 por regina nicolela em 8 de março de 2014 - 5:23 pm

    O homem sem Deus não é absolutamente nada…tudo sem Deus é absolutamente nada. Deus nos supre de todas as nossas necessidades em sua riqueza e glória sabendo que suportamos sem nos corromper. Deus que conhece todo coração que é desesperadamente enganoso só não dá muitos bens, para aquele que não saberá lidar com a riqueza. A alma tem muito mais valor, por isso é preferível passar pouco tempo como peregrino ‘pobre’ materialmente que rico com destino ao inferno porque depois disso aqui tudo será eterno.Reflita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 412 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: