Como os detalhes são importantes

crucificacao.jpg(Êxodo 26:18) – E farás as tábuas para o tabernáculo assim: vinte tábuas para o lado meridional. (Êxodo 26:20) – Também haverá vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo, para o lado norte, (Êxodo 26:22) – E ao lado do tabernáculo para o ocidente farás seis tábuas. (Êxodo 26:23) – Farás também duas tábuas para os cantos do tabernáculo, de ambos os lados. (Êxodo 26:24) – E por baixo se ajuntarão, e também em cima dele se ajuntarão numa argola. Assim se fará com as duas tábuas; ambas serão por tábuas para os dois cantos.

Fico impressionado com a riqueza dos detalhes. Ao todo foram usadas 48(quarenta e oito) tábuas, nesta parte do tabernáculo. Destacamos o “tipo e as posições” de duas tábuas para os cantos no final da parte ocidental. Inferindo uma brilhante relação textual com (Isaías 28:16) – Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse. E outro texto que se encontro em; (Salmos 118:22) – A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça da esquina.

Observamos algumas verdades contidas nesses detalhes, confirmadas por grande parte dos comentaristas.

Estas duas tábuas do tabernáculo foram postas alinhadas dando-lhes sustentação e firmeza. Imbuído de sentimento investigativo, delimitamos nosso foco. Notamos que lança luzes sobre a pessoa bendita de Jesus, o qual, depois de muitos anos, veio, conforme Paulo em (Efésios 2:20) – Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; (Efésios 2:21) – No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. (Efésios 2:22) – No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

(Colossenses 2:9) – “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”

O Emanuel – Deus conosco, diga-se, em outras palavras, (tabernaculou), tornou-se carne e viveu. Conforme (Apocalipse 21:3) – E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

Muitos não viram nEle, quando esteve aqui, pois, em seu exterior, semelhante ao tabernáculo, e, exatamente, neste ponto, merece uma comparação e contraste. ” O Tabernáculo estava coberto… , e ficavam encobertas as belezas por dentro. Não podia ter havido nada de atraente na sua aparência; e era muito diferente da glória do templo de Salomão, que era “ornamentado com pedras preciosas”. Conforme escreveu o profeta Isaías “Ele não tinha qualquer beleza ou magestade que atraísse, nada havia em sua aparência que o desejássemos. Foi desprezado e rejeitado pelos homens(…) Is.53:2,3.” Habershon. Tipologia Bíblica, 2003.p.59

 

Anúncios